Divulgue o seu blog!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Contato Com Diferentes Textos.

-É sempre possível alargar as possibilidades de integração e participação ativa na cutura escrita, pela ampliação a convivência e do conhecimentoda lingua escrita.
O contato com diferentes textos poderá proporcionar aos alunos vivências e conhecimentos:
*dos espaços de circulação dos textos;
*dos espaços institucionais de amnutenção (bibliotecas, livrarias,bancas,etc.);
*das formas de aquisição e acesso ao texto;
*dos diversos suportes da escrita;
*dos instrumentos e tecnologias utilizados para o registro escrito (lapis, caneta,cadernos ,jornais,etc).
Trabalhar conhecimentos, capacidades e atitudes envolvidas na compreensão dos usos e funções sociais da escrita implica, em primeiro lugar, trazer para sala de aula e disponibilizar, para observação e manuseio pelos alunos, muitos textos, pertencentes a gêneros diversificados, presentes em diferentes suportes.


Adivinhações, cantigas de roda, parlendas, poesias, quadrinhas e trava linguas.

9 comentários:

elisabeth prates disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
elisabeth prates disse...

O contato com diferentes textos é tão importante quanto o conhecimento das várias formas de expressão do pensamento humano como a dança, a língua dos sinais, livros só com figuras e que podemos ler e perceber essas realidades transmitidas. elisabeth prates.

elisabeth prates disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

O contato com diferentes textos é de suma importância para a criança aprendr cada vez mais,não somente textos,mas jogos variados onde eles aprendem brincando.Deixar um espaço onde eles tambem tragam textos,livrinhos de historinhas tambem é importante porque trabalhamos co o que eles já viram e podemos criar vários exercícios e jogos em cima do que os alunos trazem para a sala de aula.

Anônimo disse...

É super importante o contato com vários tipos de textos como poesias,trava-líguas, jornais,revistas a até receitas de culinária.Com a ajuda da leitura a criança vai organizar e dar sentido as palavras.Devemos trazer textos do interesse dos alunos, e devemos adequá-los a sua faixa etária .

Débora de Mello Rodrigues disse...

Concordo com os comentários feito pelas colegas e acredito q todo o professor propicie para seus alunos vários tipos de leituras, como revistas, jornais, receitas, jogos, livros infantis, entre outros.

Unknown disse...

As colegas têm razão em valorizar o contato das crianças com diferentes tipos de textos, mas acho que temos que repensar a forma como acontece essa oferta.
É importante lembrar que a cobrança e exigência de leitura traz uma resposta momentânea por parte do aluno e nem sempre garante o hábito para vida.
Tínhamos que procurar um jeito de desenvolver esse hábito para cultura e socialização de forma mais intensa.
Fiquei me questionando como???
Tentamos com a biblioteca itinerante lá no Saldanha, mas ainda acho que falta mais incentivo pra eles.
Mas ????? são sempre válidas.

monica erani balboeno disse...

Concordo com todas as colegas!Agora estou aprendendo a importância de diversificar os textos para os alunos, também já montei uma caixinha com diversos livros de história para incentivá-los a ter esse hábito de ler, não só na escola mas espero que levem para o resto da vida.Se conseguir plantar essa sementinha em alguns, já fico satisfeita!

Eliane Linhares disse...

Também acredito que o contato com diferentes tipos de textos, e a maneira de como será desenvolvido com a criança, possibilitará o seu interesse e o desenvolvimento de sua expressão crítica e criativa.