Divulgue o seu blog!

terça-feira, 21 de abril de 2009

SUGESTÕES PARA DESENVOLVER O AUTOCONCEITO EM SALA DE AULA.

Alencar e Virgolim (1993) refletem que, independentemente do professor estar ou não atento a formação e desenvolvimento do autoconceito do aluno,
ele estará influenciando neste aspecto. Por essa razaõ, para que ele possa
exercer uma influência positiva, alguns princípios poderiam nortear o seu
comportamento em sala de aula, como por exemplo (Alencar,1990,1993;
Martinez, 2001;Raffini,1996 )
* Elogie o aluno e ressalte suas qualidades
sempre que possível;
* Valorize sempre o aspecto em que o aluno se
destaca;
*Procure ouvir o aluno. Aceite suas opiniões
sem julgamentos ou críticas destrutivas;
* Seja próximo, afetivo e empático com o
aluno;
* Aceite acertos, erros ou dificuldades do
aluno;
* Relacione-se com o aluno como pessoa,
merecedor de todo seu afeto e atenção;
* Evite que o aluno tenha apenas experiências
de fracasso. Crie situações que possibilitem
seu sucesso, mesmo que seja uma brincadeira
ou um jogo;
* Alimente e fortaleça sua autoconfiança e
auto-respeito;
* Conscientize-se que uma simples palavra ou
comentário poderá ter um efeito devastador
na criança, ou marcá-la positivamente para o
resto de sua vida;
*Mantenha em sala de aula uma postura do
tipo “Você é capaz”;
* Destaque as áreas fortes do aluno;
*Chame o aluno pelo nome;
* Considere o erro como etapa do processo de
aprendizagem do aluno;
* Dê tempo para os alunos desenvolverem suas
idéias;
* Ofereça oportunidades para que os alunos
vivenciem experiências de sucesso;
* Tenha uma expectativa positiva acerca do
desempenho de seus alunos;
* Encoraje seus alunos no uso de habilidades
de auto-avaliação;
* Valorize os esforços e realizações do aluno;
* Procure entender o ponto de vista do aluno;
* Combine tarefas com o ritmo de aprendizagem
do aluno;
* Relacione o conteúdo às experiências e
interesses dos alunos;
* Evite focar nas dificuldades do aluno;
* Lembre-se de que os alunos diferem entre si
em termos de habilidades, estilos, interesses
etc;
*Valorize a diversidade em sala de aula;
* Encoraje os alunos a apresentarem suas idéias
e produções em sala de aula;
*Instigue no aluno confiança em suas potencialidades;
* Proteja o trabalho do aluno da crítica
destrutiva e das gozações dos colegas.

4 comentários:

Débora de Mello Rodrigues disse...

Lendo todos esses incentivos, percebo mais uma vez o quanto é importante o ato de elogiar de incentivar.
Muitas vezes deixamos esses aspéctos de lado, passamos para o direto,para o ponto, esquecendo dos elogios incentivadores.
Quamdo elogiamos e incentivamos os pequenos, sentem-se valorizados.

Anônimo disse...

Oi, Marisa!Todos esses pontos, com certeza são muito importantes.Devemos incentivar nossos alunos, para que tenham mais vontade de aprender:"é com acertos e erros que se aprende!".

monica balboeno disse...

Oi, o anõnimo sou eu, não sei porque saiu como assim.

Anônimo disse...

Olá! meninas. Que bom saber que alguém do grupo, está lendo e aproveitando algumas sugestões postadas no blog.