Divulgue o seu blog!

domingo, 25 de abril de 2010

Eventos de Letramento!


Eventos de letramento são situações nas quais o uso da lingua escrita se mostra determinante para realização de algumas tarefas.
A escola desempenha um papel fundamental na inserção das crianças no mundo letrado, bem como na sua formação como usuário desse sistema simbólico.
Respondam!
_Que tipo de leitores e escritores se quer formar por meio da ação pedagógica da escola?

_Como despertar o interesse das crianças pequenas para leitura e escrita?

_Como assegurar às crianças a aquisição de capacidades e habilidades que lhes possibilitem compreender e produzir diferentes tipos nde textos?

7 comentários:

Claudia Sanches disse...

A escola busca a formação de leitores críticos e o maior empenho é em despertar esta criticidade nos alunos, através de materiais que os estimulem a pensar, debater sobre o que leram e posicionarem-se a respeito, mas não é uma tarefa nada fácil a de tentar fazer com que sejam críticos!!
O interrese pela leitura deve ser despertado através de leituras diárias para os alunos, aquele que não é incentivado e vivencia a leitura não viaja nesse mundo e consequentemente não écapaz de compreender, interpretar e dar uma opinião a respeito.

jacqueline almeida prado disse...

Queremos formar leitores críticos,que sabem questionar,debater e colocar suas idéias.
O professor deve ser criativo,para conseguir despertar no aluno o gosto pela leitura.Todos os dias deve ter o momento da leitura,e esse momento deve ser prazerozo para o aluno.

elisangela lucas disse...

Nós professores queremos formar leitores críticos,bons pensadores mas para isso precisamos despertar nos alunos o gosto para essa leitura de forma agradável e prazerosa e diariamente para que a criança desperte par

Adriana Gusmão disse...

As culturas infantis não nascem no universo simbólico exclusivo da infância, este universo não está fechado - muito pelo contrário, é mais que qualquer outro, extremamente permeável - tão pouco está distante do reflexo social global. (PINTO, SARMENTO:1997,p.22).
Partindo deste pressuposto queremos formar, em primeiro lugar,leitores autônomos, autônomos ao ponto de ler, interpretar e criticar o texto lido, tendo uma opinião formada após a leitura.Caso contrário, não estaremos incentivando a formação de leitores,e sim de simples ledores.

O hábito da leitura pode e deve ser incentivado e introduzido desde cedo.Uma das formas mais simples é criando em sala de aula, ou Escola,um ambiente "rico"(em materiais de leitura)e agradável, mas que sobretudo seja utilizado regularmente e com muita criatividade pela parte do professor.

A leitura crítica sempre leva compreensão e produção de outros tipos de textos:O texto do próprio leitor.A leitura crítica sempre gera expressão:o desenvolvimento do SER leitor.Na criança esta leitura através dos sentidos revela im prazer singular,esses primeiros contatos propiciam à criança a descoberta do trabalho, motivam-na para a concretização do ato de ler o texto escrito.

Marta Susana Quevedo Rosa disse...

O ideal seria formar pessoas que gostassem de ler e escrever e que não achassem isto um empecilho, más nem sempre a ação pedagógica proporciona situações onde o gosto pela leitura, e a prática da escrita é um componente curricular constante.
Para despertar o interesse das crianças pequenas, para leitura e escrita devemos ter na rotina o horário da leitura, ler para eles, deixa-los manusear materiais escritos, principalmente livros de historinhas ou gibis (o que seja de seu agrado) Falar da importância da leitura e sua finalidade para a vida toda. Realizar projetos que envolvam leitura, teatro de fantoches, etc ..
Para que os alunos adquiram a capacidade de compreender e produzir diferentes tipos de textos devemos iniciar a apresentação dos mesmos desde o inicio da alfabetização e proporcionar oportunidades para que eles após identificarem as diferenças consigam produzir seus próprios textos, incentivando a leitura e escrita dos mesmos .

Unknown disse...

O professor ao incentivar a leitura, está criando personalidades que saibam utilizar esse recurso no seu dia a dia. O aluno deve estar preparado para enfrentar um mundo rico em tecnologias cada vez mais avançadas e, se ele não souber decifrar esses códigos da modernidade não obterá sucesso... Esse interesse desperto em meus alunos através de histórias contadas por mim, por eles... aprecio muito trabalhar com histórias em sequencia (através de gravuras : 1º ano); onde eles recontam a história para os colegas, isso faz com que les ampliem o vocabulário e melhore a expressão oral e consequentemente se tornarão bons leitores e escritores.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.