Divulgue o seu blog!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008




Alfabetização e Letramento:
Repensando o Ensino da Lingua Escrita.

12 comentários:

Anônimo disse...

Oi Marisa, adorei o blog, muito criativo e nada de pobre. Sobre o texto "Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita , confesso que tive dificuldade de compreender e transpor para minhas práticas pedagógicas. Talvez porque também estou na estatística do quadro de analfabetismo. A escola que frequêntei me ensinou a codificar e decodificar fonemas e grafemas, puramente o be-a-bá. Hoje sei o quanto é difícil quebrar os paradigmas. Estou me esforçando através de muito estudo, leitura e capacitações para conquistar a libertação e talvez não repetir os mesmos erros que a escola tradicional tem feito até hoje.

Anônimo disse...

Não Claudia analfabetismo não; lembra? O nosso letramento precisa ser atualizado e é o que estamos fazendo. E que bom que é o nosso grupo.

Débora de Mello Rodrigues disse...

O texto Alfabetização e Letramento: repensando o ensino da língua escrita, está ótimo, nos mostra bem a realidade do ensino de q os alunos já vem para a escola com seus conhecimentos, que não é só o professor q tem algo a ensinar.
Graças aos estudos, hoje temos vários métodos e jeitos de ensinar nossos pequenos, de maneira bastante criativa.
na parte q fala da alfabetização acredito que a falta de interesse dos alunos no aprender vem das desistruturas familiar,do sistema social.Com tudo a escola deveria ser um espaço, criativo e atrativo.
Lendo o texto percebi q realmente existem muitas pessoas letradas e não alfabetizadas. Pessoas q convivem conosco no dia a dia e que não percebemos.

Anônimo disse...

Oi Marisa,muito bom o blog,deixei o endereço de um site para q as colegas possam acessar assim como eu pois ele tem muitas coisas interessantes.
Quanto ao texo Alafabetização e Letramento: repensando o ensino da lingua escrita percebo que hoje em dia o professor além de ter algo a ensinar tambem aprende muito com os alunos e devemos deixar que eles participem cada vez mais investigando e chegado as suas próprias conclusões,somos mais um auxiliador do conhecimento dos alunos. Estou aprendendo a ser mais observadora em relação aos conhecimento que a criança traz do que só me preocupar em despejar uma lista de conteúdos para as crianças,e com o letramento já estou com várias idéias para reformular minhas aulas,torná-las mais interessantes para meus alunos.

elisabeth prates disse...

Oi Marisa, como vai você?
Aproveitando um pouco o descanso?
O texto mostra claramente através de muitos estudos e pesquisas sobre leitura e escrita que o desejo de pesquisadores e estudiosos é sem dúvida alguma, unir a teoria à prática pedagógica.
Esses estudos só comprovam que alfabetizar letrando é que o professor compreenda o universo de seu aluno e aplique todo o seu conhecimento e sabedoria com base nessa realidade.
Que todo esse aprendizado seja e possa ser colocado em prática na sua vida, possibilitando ao aprendiz a resolução de problemas simples e complexos que possa vir a ter em sua caminhada e a partir da alfabetização, tenha condições de ser um cidadão crítico, atuante e participativo e transforme o seu entorno.
Bjo Elisabeth Prates

MARISA disse...

Oi Elisabeth, estou aqui esperando a participação do resto da turma. Empelo visto nada, nem 50% do grupo. mas mesmo assim estou muito satisfeita com o pequeno grupo que esta participando. Bjs.

Anônimo disse...

Oi Marisa!
Sobre o texto "Alfabetização e Letramento: repensando o ensino da língua escrita, noto que devemos compreender que a criança chega a Escola trazendo muitos "saberes" construídos a partir de suas vivências e que devemos respeitá-los. Devemos proporcionar aos alunos desafios para que cheguem as suas próprias repostas, somos apenas mediadores desses conhecimentos.
Beijos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
MARISA disse...

Oi! Dani. E as férias? Como estão tens lido algo? Pode clicar avontade o importa é avisita de vcs noblog. Bjs.

Anônimo disse...

Oi,Marisa!Adorei o texto, achei bem interessante.Pude perceber que nós professores não devemos dissociar alfabetização de letramento, trabalhando com nossos alunos de forma simultãnea.Penso em melhorar minha prática pedagógica,tentando fazer meus alunos compreenderem e utilizarem a leitura e escrita nas mais diversas situações do dia-a-dia.Bjs

Anônimo disse...

Oi,Marisa.Acho que também cliquei no lugar errado e ficou como anônimo, sou Mônica Erani Balboeno.

MARISA disse...

olá! Mônica; que bom saber que vcs estão aos poucos através da leitura constatando o real sentido de alfabetizar.