Somos um grupo de professores de anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas municipais de Sant'Ana do Livramento; com objetivo de concentrarmos esforços e atenção no aprendizado da lingua escrita nesses anos decisivos da trajetória escolar de nossos alunos.
Oi Marisa, adorei o blog, muito criativo e nada de pobre. Sobre o texto "Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita , confesso que tive dificuldade de compreender e transpor para minhas práticas pedagógicas. Talvez porque também estou na estatística do quadro de analfabetismo. A escola que frequêntei me ensinou a codificar e decodificar fonemas e grafemas, puramente o be-a-bá. Hoje sei o quanto é difícil quebrar os paradigmas. Estou me esforçando através de muito estudo, leitura e capacitações para conquistar a libertação e talvez não repetir os mesmos erros que a escola tradicional tem feito até hoje.
O texto Alfabetização e Letramento: repensando o ensino da língua escrita, está ótimo, nos mostra bem a realidade do ensino de q os alunos já vem para a escola com seus conhecimentos, que não é só o professor q tem algo a ensinar. Graças aos estudos, hoje temos vários métodos e jeitos de ensinar nossos pequenos, de maneira bastante criativa. na parte q fala da alfabetização acredito que a falta de interesse dos alunos no aprender vem das desistruturas familiar,do sistema social.Com tudo a escola deveria ser um espaço, criativo e atrativo. Lendo o texto percebi q realmente existem muitas pessoas letradas e não alfabetizadas. Pessoas q convivem conosco no dia a dia e que não percebemos.
Oi Marisa,muito bom o blog,deixei o endereço de um site para q as colegas possam acessar assim como eu pois ele tem muitas coisas interessantes. Quanto ao texo Alafabetização e Letramento: repensando o ensino da lingua escrita percebo que hoje em dia o professor além de ter algo a ensinar tambem aprende muito com os alunos e devemos deixar que eles participem cada vez mais investigando e chegado as suas próprias conclusões,somos mais um auxiliador do conhecimento dos alunos. Estou aprendendo a ser mais observadora em relação aos conhecimento que a criança traz do que só me preocupar em despejar uma lista de conteúdos para as crianças,e com o letramento já estou com várias idéias para reformular minhas aulas,torná-las mais interessantes para meus alunos.
Oi Marisa, como vai você? Aproveitando um pouco o descanso? O texto mostra claramente através de muitos estudos e pesquisas sobre leitura e escrita que o desejo de pesquisadores e estudiosos é sem dúvida alguma, unir a teoria à prática pedagógica. Esses estudos só comprovam que alfabetizar letrando é que o professor compreenda o universo de seu aluno e aplique todo o seu conhecimento e sabedoria com base nessa realidade. Que todo esse aprendizado seja e possa ser colocado em prática na sua vida, possibilitando ao aprendiz a resolução de problemas simples e complexos que possa vir a ter em sua caminhada e a partir da alfabetização, tenha condições de ser um cidadão crítico, atuante e participativo e transforme o seu entorno. Bjo Elisabeth Prates
Oi Elisabeth, estou aqui esperando a participação do resto da turma. Empelo visto nada, nem 50% do grupo. mas mesmo assim estou muito satisfeita com o pequeno grupo que esta participando. Bjs.
Oi Marisa! Sobre o texto "Alfabetização e Letramento: repensando o ensino da língua escrita, noto que devemos compreender que a criança chega a Escola trazendo muitos "saberes" construídos a partir de suas vivências e que devemos respeitá-los. Devemos proporcionar aos alunos desafios para que cheguem as suas próprias repostas, somos apenas mediadores desses conhecimentos. Beijos.
Oi,Marisa!Adorei o texto, achei bem interessante.Pude perceber que nós professores não devemos dissociar alfabetização de letramento, trabalhando com nossos alunos de forma simultãnea.Penso em melhorar minha prática pedagógica,tentando fazer meus alunos compreenderem e utilizarem a leitura e escrita nas mais diversas situações do dia-a-dia.Bjs
12 comentários:
Oi Marisa, adorei o blog, muito criativo e nada de pobre. Sobre o texto "Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita , confesso que tive dificuldade de compreender e transpor para minhas práticas pedagógicas. Talvez porque também estou na estatística do quadro de analfabetismo. A escola que frequêntei me ensinou a codificar e decodificar fonemas e grafemas, puramente o be-a-bá. Hoje sei o quanto é difícil quebrar os paradigmas. Estou me esforçando através de muito estudo, leitura e capacitações para conquistar a libertação e talvez não repetir os mesmos erros que a escola tradicional tem feito até hoje.
Não Claudia analfabetismo não; lembra? O nosso letramento precisa ser atualizado e é o que estamos fazendo. E que bom que é o nosso grupo.
O texto Alfabetização e Letramento: repensando o ensino da língua escrita, está ótimo, nos mostra bem a realidade do ensino de q os alunos já vem para a escola com seus conhecimentos, que não é só o professor q tem algo a ensinar.
Graças aos estudos, hoje temos vários métodos e jeitos de ensinar nossos pequenos, de maneira bastante criativa.
na parte q fala da alfabetização acredito que a falta de interesse dos alunos no aprender vem das desistruturas familiar,do sistema social.Com tudo a escola deveria ser um espaço, criativo e atrativo.
Lendo o texto percebi q realmente existem muitas pessoas letradas e não alfabetizadas. Pessoas q convivem conosco no dia a dia e que não percebemos.
Oi Marisa,muito bom o blog,deixei o endereço de um site para q as colegas possam acessar assim como eu pois ele tem muitas coisas interessantes.
Quanto ao texo Alafabetização e Letramento: repensando o ensino da lingua escrita percebo que hoje em dia o professor além de ter algo a ensinar tambem aprende muito com os alunos e devemos deixar que eles participem cada vez mais investigando e chegado as suas próprias conclusões,somos mais um auxiliador do conhecimento dos alunos. Estou aprendendo a ser mais observadora em relação aos conhecimento que a criança traz do que só me preocupar em despejar uma lista de conteúdos para as crianças,e com o letramento já estou com várias idéias para reformular minhas aulas,torná-las mais interessantes para meus alunos.
Oi Marisa, como vai você?
Aproveitando um pouco o descanso?
O texto mostra claramente através de muitos estudos e pesquisas sobre leitura e escrita que o desejo de pesquisadores e estudiosos é sem dúvida alguma, unir a teoria à prática pedagógica.
Esses estudos só comprovam que alfabetizar letrando é que o professor compreenda o universo de seu aluno e aplique todo o seu conhecimento e sabedoria com base nessa realidade.
Que todo esse aprendizado seja e possa ser colocado em prática na sua vida, possibilitando ao aprendiz a resolução de problemas simples e complexos que possa vir a ter em sua caminhada e a partir da alfabetização, tenha condições de ser um cidadão crítico, atuante e participativo e transforme o seu entorno.
Bjo Elisabeth Prates
Oi Elisabeth, estou aqui esperando a participação do resto da turma. Empelo visto nada, nem 50% do grupo. mas mesmo assim estou muito satisfeita com o pequeno grupo que esta participando. Bjs.
Oi Marisa!
Sobre o texto "Alfabetização e Letramento: repensando o ensino da língua escrita, noto que devemos compreender que a criança chega a Escola trazendo muitos "saberes" construídos a partir de suas vivências e que devemos respeitá-los. Devemos proporcionar aos alunos desafios para que cheguem as suas próprias repostas, somos apenas mediadores desses conhecimentos.
Beijos.
Oi! Dani. E as férias? Como estão tens lido algo? Pode clicar avontade o importa é avisita de vcs noblog. Bjs.
Oi,Marisa!Adorei o texto, achei bem interessante.Pude perceber que nós professores não devemos dissociar alfabetização de letramento, trabalhando com nossos alunos de forma simultãnea.Penso em melhorar minha prática pedagógica,tentando fazer meus alunos compreenderem e utilizarem a leitura e escrita nas mais diversas situações do dia-a-dia.Bjs
Oi,Marisa.Acho que também cliquei no lugar errado e ficou como anônimo, sou Mônica Erani Balboeno.
olá! Mônica; que bom saber que vcs estão aos poucos através da leitura constatando o real sentido de alfabetizar.
Postar um comentário